Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta quinta-feira (26/01/2017)

  • Por Jovem Pan
  • 26/01/2017 14h21

Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown comentaram os principais assuntos desta quinta-feira (26) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre a Operação Eficiência, cujos alvos são Sérgio Cabral e Eike Batista. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

EFICIÊNCIA X EIKE – A PF deflagrou a Operação Eficiência, segunda fase da Lava Jato no Rio de Janeiro. O principal alvo é o empresário Eike Batista, suspeito de ocultar e repassar 16,5 milhões de dólares em propina para o ex-governador do Rio Sérgio Cabral no exterior. A Justiça emitiu um mandado de prisão preventiva contra Eike, que ainda não foi cumprido porque o empresário está fora do país. O advogado de Eike, Fernando Martins, confirmou que o empresário está nos EUA a trabalho, e que já combina com a PF e o Ministério Público seu retorno ao Brasil.

EFICIÊNCIA X PRISÕES – Ao todo, o juiz Marcelo Bretas, da Sétima Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, expediu nove mandados de prisão preventiva e quatro de condução coercitiva, além de 27 mandados de busca e apreensão. Das prisões decretadas nesta fase, já estão detidos o ex-governador Sérgio Cabral e seus ex-secretários Wilson Carlos e Carlos Miranda.

ESQUEMA – Segundo os investigadores, Eike Batista teria ajudado Sérgio Cabral a ocultar cerca de 100 milhões de dólares em diversas contas em paraísos fiscais no exterior. Em 2010, o então governador teria solicitado a Eike o repasse de 16,5 milhões de dólares da quantia que ele mantinha escondida no exterior. Segundo o Ministério Público Federal, 85 dos 100 milhões de dólares escondidos no exterior já foram apreendidos para repatriação.

EIKE X CAYMAN – Nesta terça, a Grande Corte de Justiça das Ilhas Cayman bloqueou bens de Eike Batista no valor de 63 milhões de dólares, atendendo a pedido de fundos que investiram em suas empresas de exploração de petróleo. A ação foi movida pelos grupos Meridian Trust e American Associated. Eles acusaram o empresário brasileiro e seus auxiliares de terem manipulado dados das empresas para atrair investimentos. Segundo a Folha, o advogado de Eike, Sérgio Bermudes, contestou o valor bloqueado e a decisão judicial. Ele afirmou que o bloqueio atinge 6,8 milhões de dólares e não 63 milhões.

MÉXICO X TRUMP – O presidente do México, Enrique Peña Nieto, cancelou o encontro que teria com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington no dia 31. Na pauta, estava a renegociação do Nafta, o acordo de livre comércio entre Canadá, México e EUA, e a construção do muro na fronteira entre os dois países. Em discurso a republicanos na Filadélfia, Trump, disse que, se o México não tratar os EUA de maneira justa, “teremos de ir em outra direção”.

MARISA – Segundo o boletim do hospital Sírio-Libanês, a ex-primeira-dama Marisa Letícia está “sedada e com pressão intracraniana controlada” e continua “estável e com o mesmo suporte intensivo”. A mulher de Lula foi submetida ontem a um procedimento de introdução de um cateter para drenagem e redução da pressão arterial do cérebro. Ela foi internada na última terça, após sofrer um AVC hemorrágico.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.