Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta segunda-feira (01/12/2014)
Nesta segunda-feira, Reinaldo Azevedo, Mona Dorf e Patrick Santos informaram e comentaram as notícias mais importantes do dia em Os Pingos nos Is.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo comentou as relações do Partido dos Trabalhadores (PT) com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e outros movimentos de luta por moradia popular, especialmente em São Paulo, na figura de Fernando Haddad. Confira aqui.
Em seu destaque, Mona Dorf ressaltou a nomeação de Armando Monteiro (PTB) para o ministério do Desenvolvimento. Nisso, reduz a “cota de Dilma” para as indicações na Esplanada em Brasília. Reinaldo Azevedo emendou lembrando que o PTB de Monteiro apoiou Aécio Neves na disputa presidencial.
Já Patrick Santos destacou novo depoimento de Alberto Youssef à Polícia Federal pela Operação Lava Jato, em que o doleiro ratificou a participação de integrantes do PP (Partido Progressista) no esquema de corrupção em contratos na Petrobras. Youssef recebeu alta médica na tarde desta segunda-feira do Hospital Santa Cruz, em Curitiba.
Direto de Nova Iorque, o correspondente Jovem Pan Caio Blinder comentou o preço internacional do petróleo, que tem baixado, e sua implicação no mercado brasileiro.
Outras notícias que foram destaque nesta segunda foram:
- A balança comercial brasileira registrou em novembro o pior resultado para o mês desde 1994, quando o indicador começou a ser medido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. No período, a balança registrou um déficit de 2 bilhões 350 milhões de dólares – as exportações somaram 15 bilhões e meio de dólares e as importações chegaram a quase 18 bilhões. No acumulado do ano, o comércio exterior apresenta um saldo negativo de 4 bilhões e 200 milhões de dólares, o maior desde 1998, período em que a conta ficou no vermelho em 6 bilhões de dólares. Mais um resultado ruim para a economia.
- Hoje, Dia Mundial de Luta Contra a Aids em todo o mundo, tenho aqui dados preocupantes sobre esse assunto. Um levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo nesta segunda-feira revelou que o número de casos de Aids entre os jovens paulistas de 15 a 24 anos aumentou 21,5% nos últimos sete anos. Em 2007, foram registrados 594 casos; em 2013, foram 722. Por outro lado, no mesmo período, o número total de novos casos no Estado caiu 20%, passando de 8 mil 482 em 2007 para 6 mil 830 no ano passado.
- O IBGE divulgou hoje novos dados referentes à tábua de mortalidade. E o brasileiro está vivendo mais! A expectativa de vida no país aumentou, no ano passado, para 74,9 anos – em 2012, a esperança de vida era de 74,6 anos. As mulheres ainda são mais longevas, vivem, em média, 78,6 anos; já a expectativa de vida dos homens é de 71,3 anos. Na comparação com 1980, o aumento na expectativa de vida do brasileiro foi de 12,4 anos, tendo passado de 62,5 para 74,9 anos.
Confira todos os comentários e detalhes no áudio acima.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.