Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta segunda-feira (26/09/2016)
Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta segunda-feira (26) em “Os Pingos nos Is”.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo afirmou que a denúncia que falta para o ex-presidente Lula é o de chefe da organização criminosa, da “Propinocracia”. Saiba mais no editorial completo.
Outros destaques do programa foram:
PALOCCI – A Polícia Federal deflagrou hoje a trigésima quinta fase da Operação Lava Jato, batizada de “Omertà”. O principal alvo da ação foi o ex-ministro Antonio Palocci, preso temporariamente nesta segunda-feira. A força-tarefa acredita que o petista mantinha uma relação criminosa com a Odebrecht. De acordo com o delegado Filipe Hille Pace, da PF, o grupo baiano “tinha uma verdadeira conta corrente com o PT” e Palocci era o responsável por ela.
PETISTA INFLUENTE – Ao prender Palocci, a Lava Jato atinge o núcleo duro do PT. Ele foi o ministro mais poderoso da legenda ao lado de José Dirceu. Ficou à frente da Fazenda entre primeiro de janeiro de 2003 a 27 de março de 2006, durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula. Depois disso, assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados, em primeiro de fevereiro de 2007. Anos mais tarde, em 2010, foi o coordenador da campanha de Dilma Rousseff à presidência.
DEFESA – O criminalista José Roberto Batochio, defensor de Palocci, afirmou nesta segunda que o ex-ministro nunca recebeu vantagens ilícitas. O advogado acompanhou seu cliente à superintendência da Polícia Federal em São Paulo. O ex-ministro já chegou a Curitiba. Em entrevista à imprensa, Batochio foi enfático ao protestar contra o que chamou de “desnecessidade” da prisão do petista.
OUTRA ACUSAÇÃO – Outra acusação contra Palocci e seus assessores é que eles teriam intermediado a compra, pela Odebrecht, de um prédio que seria a sede do Instituto Lula, em São Paulo. O negócio teria ocorrido em 2010, ano em que o petista ainda ocupava a presidência da República. De acordo com os investigadores, o grupo baiano chegou a adquirir um edifício de três andares na Vila Clementino, Zona Sul da capital paulista, usando uma empresa parceira para efetuar a compra – a DAG Construtora, de Salvador. O empreendimento teria custado algo em torno de R$ 12 milhões.
OMERTÀ – Ainda sobre a Operação Omertà, foram cumpridas 45 ordens judiciais, sendo 27 mandados de busca e apreensão, 3 de prisão temporária e 15 de condução coercitiva. Aproximadamente 180 policiais federais e auditores fiscais atuaram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Além de Palocci, os outros dois presos são: o ex-secretário da Casa Civil Juscelino Antônio Dourado e Branislav Kontic, braço-direito do ex-ministro e que atuou como assessor na campanha de Palocci em 2006.
MORAES X ESTADAO – Neste domingo, Alexandre de Moraes, ministro da Justiça, esteve em Ribeirão Preto para participar da campanha do tucano Duarte Nogueira à Prefeitura da cidade. Segundo o Estadão, numa conversa com integrantes do MBL, o ministro afirmou sobre as operações da Lava Jato: “Teve a semana passada e esta semana vai ter mais, podem ficar tranquilos. Quando vocês virem esta semana, vão se lembrar de mim”.
PT X MORAES – A oposição decidiu apelar a uma série de medidas contra o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que ele teria informações privilegiadas sobre a Trigésima Quinta fase da operação Lava Jato. Em conjunto com a liderança do partido na Câmara, o PT do Senado vai apresentar uma representação ao Ministério Público e outra à Comissão de Ética da Presidência da República. Em ambos os documentos o argumento é que houve “violação do sigilo funcional”, conforme explicou a senadora Gleisi Hoffmann.
FAUSTÃO – O apresentador Fausto Silva, o Faustão, criticou durante seu programa ao vivo na TV Globo neste domingo o projeto de reforma do ensino médio anunciado pelo governo Michel Temer na semana passada. Faustão fez os comentários enquanto falava sobre os Jogos Olímpicos com o ginasta Diego Hypólito, prata no Rio e que estava no estúdio.
HILLARY X TRUMP – Metade dos prováveis eleitores norte-americanos irá contar com os debates presidenciais para escolher entre o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton na eleição de 8 de novembro, de acordo com uma pesquisa de opinião Reuters/Ipsos divulgada nesta segunda-feira. O primeiro dos três debates acontece nesta noite no horário nobre da televisão dos Estados Unidos – 22h de Brasília – e deve atrair uma audiência de até 100 milhões de espectadores, o equivalente ao Super Bowl, final da liga de futebol americano. Uma sondagem do WashingtonPost/ABC apontou que os dois candidatos se encontram empatados com 41% na acirrada disputa pela Casa Branca.
TIROTEIO – Pelo menos nove pessoas ficaram feridas após um tiroteio no estacionamento de um shopping em Houston, no estado do Texas, Estados Unidos. O incidente, que ocorreu durante a manhã desta segunda-feira, terminou com a morte do atirador. Segundo a polícia, o agressor era um advogado que teria problemas com seu escritório. Testemunhas afirmam que o suspeito atirou dezenas de vezes contra carros no estacionamento do centro comercial. As autoridades informam que um dos feridos está em estado crítico.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.