Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta sexta-feira (20/05/2016)

  • Por Jovem Pan
  • 20/05/2016 17h16

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta sexta-feira (20) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre a filósofa Marilena Chaui. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

PÍLULA X CÂNCER – Por 6 a 4, o STF concedeu liminar a Ação Direta de Inconstitucionalidade, movida pela Associação Médica Brasileira, suspendendo a lei que autorizou a liberação da fosfoetanolamina sintética para pacientes com câncer.

ESQUERDAS – Ontem, alunos da Faculdade de Direito da USP acenderam velas e fizeram um enterro simbólico da Constituição Federal, com direito a caixão, terra e flores, em São Paulo. Os manifestantes gritaram palavras de ordem contra Temer e reafirmaram que o impeachment é golpe, pois Dilma não teria cometido nenhum crime de responsabilidade.

BLOGS – O governo Michel Temer ordenou que a Caixa Econômica Federal suspenda o patrocínio de R$ 100 mil para um evento promovido por blogueiros progressistas. O Quinto Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais acontece entre hoje e 22 de maio em Belo Horizonte, Minas Gerais, e já contava com financiamento de estatais e do próprio governo.

LULA – Em entrevista à TV venezuelana Telesur, Lula reconheceu a possibilidade de ser candidato à Presidência da República em 2018. Segundo o petista, ele faria isso para “evitar a destruição das políticas de inclusão social”. Apesar de flertar com a candidatura, o petista ponderou que trabalha para lançar uma pessoa mais nova que ele, que já tem 70 anos.

JANUS – A PF deflagrou a Operação “Janus”, que investiga a prática de tráfico de influência envolvendo a empreiteira Odebrecht e pessoas ligadas a Lula. Foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão e 2 de condução coercitiva. O principal alvo foi o sobrinho de Lula, Taiguara Rodrigues dos Santos, que prestou esclarecimentos à Polícia.

TAIGUARA – Em 2012, uma das empresas de engenharia de Taiguara Rodrigues dos Santos, a Exergia Brasil, foi contratada pela Odebrecht para trabalhar na obra de ampliação e modernização da hidrelétrica de Cambambe, em Angola. O acerto entre as partes foi formalizado no mesmo período em que a empreiteira conseguiu um financiamento de 464 milhões de dólares com o BNDES para realizar esse projeto na África.

LULA X NOTA – Em nota, Lula falou sobre essa nova operação da PF e afirmou que “sempre atuou dentro da lei” e que não é sequer alvo dessa última ação. De acordo com o comunicado, os procuradores vêm vasculhando “as viagens internacionais de Lula, quem o acompanhou, os hotéis em que se hospedou, com quem ele conversou no exterior” e, mesmo com essa devassa, não encontraram nenhum indício contra o ex-presidente.

LAVA-JATO – O ministro do STF Teori Zavascki determinou a abertura de investigação contra o atual ministro do TCU Vital do Rêgo e o deputado Marco Maia (PT). Os dois foram citados na delação premiada do senador cassado Delcídio do Amaral como responsáveis por cobrar propina disfarçada de doação eleitoral para que empreiteiros não fossem convocados à CPI mista da Petrobras, em 2014.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.