Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta sexta-feira (23/09/2016)
Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta segunda-feira (19) em “Os Pingos nos Is”.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo disse que o ex-presidente Lula poderia ter escolhido um fim mais digno, ao invés do desfecho miserável que ele prevê para o petista. Saiba mais no editorial completo.
Outros destaques do programa foram:
ACRÔNIMO – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a nona fase da Operação Acrônimo, que investiga o governador de Minas Gerais e ex-ministro do Desenvolvimento, o petista Fernando Pimentel. Não houve prisões, apenas mandados de condução coercitiva e busca e apreensão.
ACRÔNIMO X OAS – Outro alvo da ação desta sexta foi Ramilton Machado, diretor da construtora OAS, cuja sede, em Brasília, foi alvo de buscas. A empreiteira foi citada na delação premiada do empresário Benedito Oliveira, o Bené, amigo e operador de Pimentel. Ele afirmou a investigadores que a OAS doou 3 milhões de reais em espécie para a campanha do petista ao governo do estado, em 2014.
DILMA X MANTEGA – A ex-presidente Dilma Rousseff participou ontem à noite de um ato contra o governo Temer organizado pelas ditas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, em Salvador. A militantes petistas, Dilma criticou a Operação Lava Jato, sobretudo a prisão do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega. Para Dilma, “a tentativa de prender Mantega em um hospital onde a mulher dele estava sendo operada de câncer é um fato lamentável”.
ENSINO MÉDIO – A decisão do governo federal de retirar a obrigatoriedade das disciplinas de educação física e artes do ensino médio revoltou especialistas e entidades de classe, que prometem fazer pressão contra as mudanças. O Confef – Conselho Federal de Educação Física -, por exemplo, promete ir ao Congresso e aos ministérios da Educação, Esporte e Saúde para derrubar a proposta. Em entrevista à Folha, o presidente da entidade, Jorge Steinhilber, afirmou que sua reclamação não é corporativismo.
MPF X ENSINO MÉDIO – O Ministério Público Federal também criticou a reforma do ensino médio proposta pela gestão Temer. Em nota pública sobre o tema, a procuradoria federal dos Direitos do Cidadão afirma que considerou “pouco democrática” a decisão do governo de efetivar a reformulação por meio de uma medida provisória. “Por se tratar de tema que envolve milhares de instituições públicas e privadas, centenas de organizações da sociedade civil e milhões de profissionais, imaginar que um governo pode, sozinho, apresentar uma solução pronta e definitiva é uma ilusão incompatível com o regime democrático”.
PETROBRAS – A Petrobras informou nesta sexta-feira que seu conselho de administração aprovou a venda da malha de gasodutos do Sudeste ao consórcio liderado pela canadense Brookfield. O negócio foi fechado em U$ 5,19 bilhões, valor que corresponde a 35% da meta do plano de venda de ativos da estatal para o período entre 2015 e 2016. De acordo com o gerente executivo de gás natural da companhia, Rodrigo Costa Lima, a primeira parcela dos recursos, de U$ 4,34 bilhões, deve entrar no caixa da Petrobras ainda este ano.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.