Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta sexta-feira (28/10/2016)
Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta sexta-feira (28) em “Os Pingos nos Is”.
Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre a Justiça do Paraná ter emitido uma ordem de reintegração de posse de 25 colégios invadidos por estudantes em Curitiba. Saiba mais no editorial completo.
Outros destaques do programa foram:
GILMAR X DUPRAT – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, passou nesta quinta uma descompostura na subprocuradora da República Deborah Duprat. Titular da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, ela exigiu que o Ministério da Educação explique por que pediu uma lista com os nomes dos alunos que estão promovendo invasões das escolas federais. Esse pedido foi feito pelo MEC na semana passada, quando a pasta enviou uma carta a gestores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica determinando o envio de uma relação com os nomes dos estudantes invasores.
MENINA X PARANÁ – Como foi destacado no blog de Reinaldo Azevedo, setores da imprensa decidiram transformar em heroína a estudante Ana Júlia Pires Ribeiro, que integra o grupo de invasores de uma escola pública no Paraná. Essa é a menina que, num discurso na Assembleia, acusou os deputados paranaense de estarem “com as mãos sujas de sangue”. Foi interrompida pelo presidente da Casa, Ademar Traiano, que afirmou que não toleraria ofensa aos deputados. Ela chegou a replicar com a seguinte frase: “Eu peço desculpas, mas o Estatuto da Criança e do Adolescente nos diz que a responsabilidade pelos nossos adolescentes e estudantes é da sociedade, da família e do Estado”.
LULA VAMPIRO – Mas não foi só a imprensa que resolveu transformar a menina em heroína. Retomando um assunto do editorial de Reinaldo Azevedo, a Folha informa que, depois da performance da moça, respondendo a um deputado com uma questão falsa, Ana Júlia recebeu um telefonema do ex-presidente Lula. Sim, ele se disse emocionado com o discurso da menina. O que achou da atitude do Lula, Reinaldo?
CONGRESSO X ESQUERDA – A Folha traz um texto assinado pela jornalista Thais Bilenky sobre um debate realizado nesta quinta no congresso da Anpocs, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, em Caxambu, Minas, entre cientistas políticos de esquerda. Na análise da jornalista, eles expressaram “uma visão demonizadora da crescente identificação de setores da sociedade brasileira com ideias conservadoras e liberais”. Cícero Araújo, da USP, disse que a “nova direita” é a “velha” e quer o de sempre: manter tudo como está. Já Christian Lynch, da Uerj, vê o conservadorismo como “saciedade de modernização”.
ADVOGADOS X LULA – Os advogados do ex-presidente Lula protocolaram nesta sexta-feira uma ação de reparação de danos morais contra o delegado da Polícia Federal Filipe Hille Pace. Eles afirmam que Pace “cometeu abuso ao usar de sua função pública para afirmar, sem qualquer prova e, ainda, sem ser a autoridade responsável pela investigação, que Lula seria o “amigo” mencionado” nas planilhas da Odebrecht. A ação pede que o delegado seja condenado a pagar 100 mil reais, a título de reparação por danos morais. As informações são dos advogados de Lula Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira.
MORO X LULA – O juiz Sergio Moro marcou as audiências das primeiras testemunhas que serão ouvidas no processo do tríplex do Guarujá, em que o ex-presidente Lula é réu. Entre os dias 21 e 25 de novembro, 12 testemunhas indicadas pelos procuradores da força-tarefa da Operação Lava-Jato prestarão depoimento ao juiz, entre eles o ex-senador Delcídio Amaral, o pecuarista José Carlos Bumlai e o ex-deputado Pedro Corrêa. Os réus, entre eles o ex-presidente, só serão ouvidos após as audiências de todas as testemunhas de acusação e de defesa.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.