Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (02/05/2017)

  • Por Jovem Pan
  • 02/05/2017 16h43

Reinaldo Azevedo, Victor LaRegina e Vitor Brown comentaram os principais assuntos desta terça-feira (02) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre a pesquisa Datafolha que indica que o brasileiro está menos pessimista com relação à economia. Saiba mais no editorial completo.

MÔNICA X EIKE – Em depoimento ao TSE, a mulher do marqueteiro João Santana, Mônica Moura, afirmou que o empresário Eike Batista quitou, por meio de caixa dois, uma dívida de R$ 5 milhões da campanha de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo, em 2012. Mônica garante que nunca viu Eike, mas que o pagamento foi acertado pelo então tesoureiro do PT João Vaccari Neto. A mulher de João Santana não soube dizer qual seria a contrapartida pretendida por Eike ao quitar a dívida da campanha de Haddad.

DIRCEU – Por 3 votos a 2, a Segunda Turma do STF mandou soltar o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu. Condenado duas vezes na Lava Jato, o petista está preso em Curitiba desde agosto de 2015. Votaram a favor da soltura os ministros: Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. Votaram contra: Edson Fachin e Celso de Mello. Em duas sentenças de Sérgio Moro, Dirceu foi condenado a mais de 31 anos de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

FOCUS – De acordo com o Boletim Focus, do Banco Central, o IPCA deve encerrar 2017 em 4,03%. Já a projeção para 2018 é de 4,30%. A previsão para o PIB deste ano é de 0,46%. Para o próximo ano, a projeção de alta é de 2,50%.

DATAFOLHA x ORGULHO – De acordo com o Datafolha, nunca houve tanta gente com mais vergonha que orgulho de ser brasileiro. São 34% os que se sentem envergonhados, uma parcela que cresce desde o fim de 2014. Já os que se sentem mais orgulhosos que envergonhados são 63%, também a menor taxa da série histórica iniciada em março de 2000. A avaliação do Brasil como lugar para viver recuou. Morar no país é ruim ou péssimo para 20% da população, regular para 26% e bom ou ótimo para 54%.

DATAFOLHA X MULHERES – Pesquisa Datafolha mostra que as mulheres brasileiras estão mais pessimistas e menos confiantes que os homens em relação ao futuro. Elas somaram 89 pontos, numa escala em que 100 representa neutralidade, e números abaixo desse patamar significam pessimismo. Os homens apresentaram índice de 105.

SUPERÁVIT – O Brasil teve um superávit comercial de 6 bilhões e 969 milhões de dólares em abril, melhor desempenho já registrado para o mês em toda série histórica. O resultado foi impulsionado pela elevação das exportações, que tiveram alta de 27,8% na comparação anual. 

EIKE – O juiz Marcelo Bretas, da Sétima Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, decretou uma fiança de R$ 52 milhões para Eike Batista. O pagamento deve ocorrer em até cinco dias úteis ou o empresário terá que voltar à prisão. O fundador do grupo X deixou a penitenciária de Bangu, na zona oeste do Rio de Janeiro, no domingo, após decisão do ministro do STF Gilmar Mendes.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.