Confira a edição completa de “Os Pingos nos Is” desta terça-feira (27/10/2015)

  • Por Jovem Pan
  • 27/10/2015 18h56

Reinaldo Azevedo, Patrick Santos e Victor LaRegina comentaram os principais assuntos desta terça-feira (27) em “Os Pingos nos Is”.

Em seu editorial de abertura, Reinaldo Azevedo falou sobre o aniversário do ex-presidente Lula: “Lula faz 70 anos. E está forçando a mão para ver se transforma o Brasil numa república de bananas”. Saiba mais no editorial completo.

Outros destaques do programa foram:

PESQUISA – O levantamento da CNT/MDA perguntou aos entrevistados em quem eles votariam na próxima disputa presidencial. Quando não foi apresentado nenhum nome, 13,7% citaram Aécio Neves como candidato de preferência. Outros 7,9% citaram Lula, e 4,7%, a ex-senadora Marina Silva. Dilma, que não pode mais concorrer, foi lembrada por 1,8%.

ORÇAMENTO – O governo federal oficializou nesta terça o déficit primário de R$ 51,8 bilhões nas contas de 2015, o equivalente a 0,9% do PIB. De acordo com o relator do projeto que altera a meta fiscal deste ano, deputado Hugo Leal (PROS-RJ), esse valor não conta com as “pedaladas fiscais”.

LEVY X PEDALADAS – O governo vai usar recursos que eram do orçamento do BNDES para pagar as “pedaladas fiscais”. A redução de R$ 30,5 bi no orçamento do banco de fomento será usada para quitar os subsídios em atraso do Programa de Sustentação do Investimento, o PSI, e também para pagar as dívidas do subsídio à safra agrícola e à Caixa Econômica Federal.

IMPEACHMENT X CUNHA – A Folha informou que a área técnica da Câmara dos Deputados está finalizando parecer em que recomenda ao presidente da Casa, Eduardo Cunha, que dê seguimento ao principal pedido de impeachment contra Dilma Rousseff, assinado pelo ex-petista Hélio Bicudo, por Miguel Reale Júnior e por Janaína Paschoal.

CARVALHO – Após prestar depoimento à Polícia Federal na Operação Zelotes, o ex-ministro Gilberto Carvalho admitiu, em entrevista ao Estadão, que o lobista Mauro Marcondes é amigo pessoal do ex-presidente Lula desde a época em que o petista era sindicalista, e Marcondes diretor da Volkswagen.

LUIS CLÁUDIO – O presidente da CPI do Carf, o senador Ataídes Oliveira (PSDB), disse que quer convocar o filho caçula de Lula para depor na comissão; além de Luís Cláudio, Ataídes também manifestou desejo de ouvir os ex-ministros Erenice Guerra e Gilberto Carvalho.

PT X LUIS CLÁUDIO – Um dia depois da operação de busca e apreensão ao escritório da empresa de Luis Cláudio Lula da Silva, o PT de São Paulo saiu em defesa do ex-presidente Lula. De acordo com o diretório estadual do partido, as “longas mãos do preconceito e do ódio” alcançam atualmente os filhos do petista.

MORO X FATIAMENTO – O juiz federal Sérgio Moro reagiu com humor às críticas de que lança mão, em excesso, de pedidos de prisões preventiva no âmbito na Lava Jato. Ao comentar o fatiamento da operação, ele disse que o STF teve razões jurídicas para tomar a decisão de enviar à Justiça de SP parte da investigação, referente a supostos desvios no Ministério do Planejamento.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.