Funcionários dos Correios voltam ao trabalho após 13 dias de paralisação

  • Por Jovem Pan
  • 10/05/2017 07h22
(Fernando Frazão/Agência Brasil) Fernando Frazão/Agência Brasil Correios

Após 13 dias de paralisação em todo o País, Correios voltam a funcionar normalmente, informa a estatal. Com o fim da greve, as entregas em atraso, na maioria das localidades, devem ser normalizadas esta semana, segundo os Correios. Nos Estados onde houver carga represada, as ações contingenciais continuarão a ser adotadas até que as entregas sejam concluídas.

O secretário Nacional do Consumidor, advogado Arthur Rollo, recomendou que após a normalização do serviço o consumidor deve aguardar entre dois a três dias Se mesmo depois do período não receber o produto, deve formalizar uma reclamação ao site em que comprou: “enquanto o produto não chega na casa do consumidor, ele pode exercer o direito de arrependimento, independentemente de qualquer motivo. Reclama no site”, disse.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em média, 90% das micro e pequenas empresas e-commerce dependem dos Correios. Um impacto considerável, 15 a 20% das encomendas ainda estão atrasadas.

O presidente da Abcomm, Maurício Salvador relata que o setor foi bastante afetado, pois segundo ele, quando o produto atrasa, a culpa é da loja virtual na visão do consumidor: “não dá para medir em volume financeiro, mas em termo de imagem é muito ruim”.

Durante a negociação, os Correios voltaram atrás da decisão de suspender as férias dos trabalhadores.

A empresa enfrenta uma severa crise econômica. Medidas para reduzir gastos e melhorar a lucratividade da estatal estão em pauta. Nos últimos dois anos prejuízos que somam, aproximadamente, R$ 4 bilhões.

Os Correios planejam também fechar cerca de 200 agências neste ano, além de uma série de medidas de redução de custos e de reestruturação da folha de pagamentos.

*Informações do repórter Felipe Palma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.