Jovem Pan
Publicidade

Governo institui nova taxa de juros para financiamento de empréstimos do BNDES

BNDES Prédio

Governo institui nova taxa de juros para financiamento de empréstimos do BNDES. Nos próximos dias, a administração federal vai editar uma medida provisória criando a Taxa de Longo Prazo, a TLP.

Publicidade
Publicidade

Ela será composta por dois fatores: um deles é a variação do IPCA, índice oficial da inflação do Brasil. O outro é a uma taxa de juros real prefixada mensalmente a partir do rendimento real das notas do tesouro NTN-B.

Essa nova taxa valerá para os contratos firmados a partir de primeiro de janeiro do ano que vem.

Para todos os contratos contraídos antes dessa data, ainda vale a Taxa de Juros de Longo Prazo, a TJLP.

Nesta semana, o Governo cortou a taxa em meio ponto porcentual, de 7,5% para 7%.

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou que a medida é importante porque eleva a eficácia da política monetária. “Essa medida permitirá também uma taxa de juros estrutural da economia menor. Também permite aumentar a potência da política monetária”, explicou.

O secretário de política econômica do Ministério da Fazenda considerou que a medida pode ser relevante no curto prazo mesmo com a implementação gradual.

Fábio Kanczuk disse que a mudança vai influenciar na taxa de juros estrutural da economia: “os verdadeiros impactos fiscais destas medidas se referem ao assunto que Ilan citou sobre a redução da taxa estrutural de juros da economia”.

Quando for instituída, a nova taxa vai ser igual a da TJLP que é vigente atualmente.

Pouco a pouco, dentro de cinco anos, a TLP vai ser elevada chegando até a remuneração total da NTN-B.

*Informações do repórter Tiago Muniz

Publicidade
Publicidade