76% dos menores infratores no RJ são do Comando Vermelho
Uma pesquisa do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) trouxe à tona dados alarmantes sobre a associação de menores infratores a facções criminosas no Rio de Janeiro. De acordo com o levantamento, 76% dos jovens detidos estão ligados ao Comando Vermelho, uma das facções mais influentes do estado. Este dado é particularmente preocupante, considerando que a facção anunciou no ano passado uma campanha de expansão territorial, tanto em nível local quanto nacional. Além disso, 17% dos menores infratores relataram ter vínculos com o Terceiro Comando Puro, outra facção criminosa significativa na região.
A pesquisa também destacou uma preocupante taxa de reincidência entre os menores infratores, que chega a 43%. A faixa etária mais afetada por essa reincidência é a de 16 a 18 anos, indicando uma vulnerabilidade crítica nessa fase da adolescência. No último final de semana, um incidente grave ocorreu quando 14 menores infratores fugiram de uma unidade do Degase na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_4anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A fuga foi facilitada por uma briga dentro da unidade, localizada próxima ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, onde os jovens utilizaram ferramentas para abrir um buraco na parede e escapar. As autoridades afirmam que intensificaram as diligências para recapturar os fugitivos. Dos 14 menores que escaparam, 10 tinham ligações com o Comando Vermelho e quatro com o Terceiro Comando Puro.
*Com informações de Rodrigo Viga
[jp-related-posts ids=”2085934,2085593″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Política
Paraná Pesquisas: Paes mantém liderança ampla no RJ com 43,5%
Atual prefeito pontua com 43,5% contra 20,3% de Douglas Ruas
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 5 dias
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 5 dias
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 6 dias
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 7 dias