Ação da PF revolta deputados atingidos e amplia tensão no Congresso
Em uma quarta-feira (27) de poucas votações, a operação da Polícia Federal no âmbito do inquérito das fake news foi a principal discussão no Congresso e dividiu opiniões entre os parlamentares.
Pelas redes sociais, o presidente do Senado Davi Alcolumbre disse apenas que as notícias falsas “contaminam a sociedade como um todo, ofendem qualquer cidadão, distorcem qualquer fato e comprometem a liberdade de expressão”.
Em coletiva, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, preferiu não opinar sobre o mérito do inquérito. Mas, repetindo o teor do pronunciamento feito na última terça, disse que a decisão deve ser respeitada.
Os governistas fizeram fortes críticas ao Supremo Tribunal Federal. Convocada para depor no inquérito, a deputada Carla Zambelli classificou a investigação como “ilegal e inconstitucional”, disse que “estamos vivendo um estado de exceção” e pediu que o Senado analise pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes.
Também foi o caso do deputado Filipe Barros, que, em nota, afirma que tem o direito de se manifestar “livremente contra posturas equivocadas e autoritárias de ministros do STF” e que “aparentemente, o que o STF está querendo é provocar uma ruptura institucional para, depois, acusar a direita de antidemocrática”.
Já para a deputada Bia Kicis, “estamos vivendo tempos sombrios de ataque descarado à democracia”.
Um dos alvos da busca e apreensão, o ex-deputado Roberto Jefferson concedeu entrevista exclusiva ao programa Pingos nos Is. Ele também criticou o ministro Alexandre de Moraes.
No plenário, membros da oposição elogiaram a operação da PF. O deputado Paulo Teixeira (PT) classificou como uma resposta ao que é praticado pelo chamado “gabinete do ódio”. A líder do PSL, deputada Joice Hasselmann, também apoiou a decisão do Supremo.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também cobrou das plataformas digitais uma melhor fiscalização sobre perfis e postagens que espalham notícias falsas. Segundo ele, o que não pode acontecer é essas estruturas serem usadas contra as instituições democráticas.
*Com informações do repórter Levy Guimarães
Assuntos
continue lendo
Política
Presidente do PT defende apuração de ‘todas as denúncias’ contra ministros do STF
Em vídeo publicado nas redes sociais, Edinho Silva afirmou que a crise na Corte 'é inegável' e cobrou desfecho célere
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 6 dias
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 6 dias
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 7 dias
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 1 semana