Alerj aprova medidas de combate à pandemia do novo coronavírus
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou uma série de medidas para ajudar cariocas e fluminenses a enfrentar o coronavírus. Ao todo, foram apresentados 10 projetos de lei dentro do pacote anti-coronavírus.
Entre as medidas está a inclusão do álcool gel na cesta básica; a proibição do corte no fornecimento de água, luz e gás em função de um possível aumento na inadimplência; e ainda a possibilidade de pacotes turísticos contratados antes da crise serem renegociados com as empresas.
O deputado tucano Luis Paulo Correia da Rocha analisa a aprovação dessas medidas. “Todos os projetos tiveram dois focos. Melhorar o cotidiano do cidadão, proteger o seu bolso e facilitar o entendimento do momento que a gente vive.”
Já o deputado petista Waldeck Carneiro destaca a importância social das medidas. “Co ma decretação do estado de emergência, vários espaços passaram a ficar interditados evitando aglomerações — o que é importante. Mas é importante garantir uma forma de subsistência.”
Lembrando que existe uma preocupação com o pagamento dos salários dos servidores do Estado. O governo diz que tem recursos para pagar até maio. Depois, precisaria de ajuda do governo federal — seja com recursos ou flexibilizações.
*Com informações do repórter Rodrigo Viga
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.