Alexandre Padilha defende projeto de farmácias em supermercados
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, manifestou apoio ao projeto de lei que permite a criação de farmácias dentro de supermercados. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o ministro afirmou que a medida é fundamental para combater a automedicação e garantir que a população tenha acesso correto a medicamentos com a devida orientação profissional. Inicialmente, a proposta, defendida pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), previa a venda de produtos isentos de prescrição diretamente nas gôndolas dos estabelecimentos. No entanto, essa versão foi reprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por questões de segurança.
A nova versão do projeto, de autoria do senador Efraim Filho (UNIÃO-PB), propõe um modelo diferente: a instalação de uma estrutura completa de farmácia, separada das demais seções do supermercado. Esses espaços deverão contar com ambiente climatizado e a presença integral de um farmacêutico responsável para orientar os consumidores.
Segundo Padilha, essa nova formatação transforma a farmácia dentro do supermercado em uma “unidade de saúde”. Ele acredita que a iniciativa pode se tornar uma parceria importante para a saúde pública, ampliando o acesso da população a medicamentos de forma segura e orientada.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
“Acho que isso pode consolidar um bom mecanismo, característico para o Brasil, que a farmácia é vista como uma unidade de saúde, então tem o farmacêutico, a orientação ali. Pode ser uma parceria muito importante que amplia o acesso, inclusive, da população ao acesso correto dos medicamentos”, declarou o ministro.
Com o apoio do governo federal, a expectativa é que o projeto ganhe força e seja pautado para votação no Congresso Nacional.
*Com informações de Igor Damasceno
[jp-related-posts ids=”2040826,2040748″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Saúde
SUS disponibilizará três novos medicamentos para câncer de pulmão
O brigatinibe e o gefitinibe são duas terapias-alvo orais que atuam diretamente sobre alterações específicas das células cancerígenas; durvalumabe durvalumabe, estimula a capacidade do sistema imunológico de combater os tumores cancerígenos
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 5 horas
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 14 horas
- Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente Ana Carolina Oliveira · há 2 semanas
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 3 semanas