Jovem Pan
Publicidade

Cerco antitruste derruba ações das gigantes de tecnologia

Facebook apagou contas antes das eleições nos EUA

Após mudanças na supervisão das gigantes de tecnologia, as ações da Alphabeth, Facebook, Amazon e Apple fecharam a segunda-feira (3) em queda. Na última sexta (31), dois órgãos reguladores decidiram dividir a fiscalização das quatro maiores empresas de tecnologia do mundo.

Publicidade
Publicidade

A Comissão Federal de Comércio fica responsável por vigiar o Facebook e a Amazon. Já o Departamento de Justiça vai supervisionar as práticas da Alhpabet — holding do Google — e da Apple.

Possíveis investigações contra as empresas eram ameaças distantes que se aproximaram depois da decisão da semana passada. O Facebook vem sendo investigado há mais de um ano, mas por questões envolvendo o uso de dados dos usuários.

Agora, a FTC vai verificar se as práticas da empresa prejudicam a competição com outras companhias.

O próprio Google também já foi alvo de inquérito no passado, quando os reguladores apuraram o domínio da ferramenta nas buscas e na publicidade digital. Essas mesmas práticas serão investigadas se o Departamento de Justiça oficializar uma nova fiscalização.

A lei antitruste também pode ser aplicada na Amazon e na Apple, que já receberam reclamações de consumidores e fornecedores.

A Amazon foi a que mais sofreu com o anúncio. As ações da empresa fecharam a segunda-feira com queda de 9,56%.

O Facebook e Alphabet, apresentaram recuo de 8,95% e 8,85% respectivamente. A Apple, no dia do lançamento de novos produtos, foi a que menos sofreu com as especulações e caiu 2,92%.

A divisão das fiscalização antitruste não significa que as agências vão de fato abrir inquéritos oficiais.

*Com informações da repórter Nanny Cox

Publicidade
Publicidade