Chuvas em SP: ‘Defesa Civil atuou, e muito; se não tivesse, poderíamos ter mais mortes’, diz coordenador

  • Por Jovem Pan
  • 12/03/2019 09h21
Marcelo Chello/Estadão Conteúdo “Tivemos óbitos, mas milhares de pessoas foram salvas”, ponderou o coronel da Casa Civil

As fortes chuvas que atingiram a capital paulista e região metropolitana no início da semana obrigaram as Defesas Civis municipais a colocarem em ação planos de contingência que são treinados desde outubro.

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, o chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Walter Nyakas Júnior, elogiou a atuação dos órgãos nos municípios: “todos os municípios, tanto capital e região metropolitana, agiram em conjunto com a Polícia Militar e o Corpo de bombeiros, atendendo a diversas ocorrências. Atuaram, e muito, mas infelizmente tiveram essas mortes. Se não tivesse [o trabalho da Defesa Civil], poderíamos ter mais mortes ainda”.

O coronel da Defesa Civil destacou ainda que a quantidade de chuva na região metropolitana foi excessiva, mas que foram realizadas remoções de moradores em áreas de risco de forma preventiva já nas primeiras horas da noite do domingo (10).

“Tivemos óbitos, mas milhares de pessoas foram salvas”, ponderou.

Questionado sobre o que poderia ser feito para minorar as consequências das chuvas em SP, o coronel Nyakas ressaltou que a Defesa Civil não trabalha apenas na emergência, mas também na prevenção. “Nos meses que antecedem o período de chuvas, a partir de outubro, a Defesa Civil inicia treinamento intensivo. São realizados treinamentos com a Defesa Civil municipal para que elas se articulem”, disse.

O coronel ainda ressaltou que existem as Defesas Civis nacional, estadual e municipais e que cabem a elas estabelecerem planos de contingência locais. “Eles atuaram, e muito, mas a quantidade de chuva e áreas atingidas foi enorme”.

Confira a entrevista completa com o chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Walter Nyakas Júnior:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.