Jovem Pan
Publicidade

Cidades brasileiras enfrentam frio e SP bate recorde de temperatura

Pedestres enfrentam frio na manhã deste domingo, 12, na região da Avenida Paulista, em São Paulo

Cidades brasileiras enfrentaram frio intenso neste final de semana. Na região Sul, a forte massa de ar frio fez os termômetros registrarem temperaturas abaixo de zero: a menor foi de – 8ºC em Urupema, cidade da serra catarinense.

Publicidade
Publicidade

Árvores chegaram a ficar cobertas de gelo e a Defesa Civil de Santa Catarina pediu atenção com a população mais vulnerável, como doentes, moradores de rua, idosos e crianças. A meteorologista da Somar, Heloísa Pereira, afirma que uma massa polar é responsável pelas baixas temperaturas.

“Neste primeiro fim de semana do mês de agosto tivemos o avanço de uma massa de ar polar pelo Centro-Sul do Brasil. O sistema ocorreu depois de um mês que um frio intenso atingiu a região provocando novamente ocorrência de geada, neve e friagem entre áreas da Serra Gaúcha e Catarinense e do fenômeno friagem no Norte do Brasil.”

Em São Paulo, o domingo teve a tarde mais fria do ano, com 11,7ºC, mas a sensação térmica se manteve abaixo dos 10ºC. É a menor temperatura máxima registrada desde 2013 na cidade.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura, a Defesa Civil mantém o estado de alerta para baixas temperaturas no município.

Heloísa Pereira, da Somar, explica que a massa polar passa a perder intensidade e, gradativamente, as temperaturas voltam a subir, principalmente na capital paulista.

A expectativa é de que até o fim da semana uma nova frente fria avance pelo Sul do país, mas não virá acompanhada de frio intenso.

*Com informações da repórter Marcella Lourenzetto

Publicidade
Publicidade