Com interesse chinês, exportação brasileira de carne suína deve disparar em 2020

  • Por Jovem Pan
  • 13/12/2019 07h47 - Atualizado em 13/12/2019 09h46
ESTADÃO CONTEÚDO China deve precisar de cerca de cinco anos para restaurar seus suprimentos; enquanto isso, chineses devem se consolidar como principais compradores da carne brasileira

As exportações brasileiras de carne suína devem crescer 15% em 2020, atingindo 850 mil toneladas, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (11) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Já a produção, segundo a projeção, deve crescer menos, entre 3% e 4%, para cerca de 4 milhões de toneladas.

O principal motivo do aumento da exportação é o surto da peste suína africana, que afeta os suprimentos do produto vindo da China, que teve uma redução de 13 milhões de toneladas em sua produção neste ano.

O diretor executivo da ABPA, Ricardo Santin, prevê que o país, maior produtor e consumidor de carne de porco do mundo, precisará de cerca de cinco anos para restaurar os suprimentos após o surto da doença.

“A Ásia inteira está sofrendo uma crise por conta da peste negra africana mas a China é, sem dúvida, o maior importador. Se tornou o maior importador em 2019 de carne de aves e de suínos e, no ano de 2020, provavelmente, vai se consolidar mais ainda nessa posição de principal comprador das carnes brasileiras. Por isso que a gente entende que o ano de 2020 será melhor para o produtor, que está no campo, para a indústria, para o trabalhador, beneficiando toda a cadeia”, explicou.

As exportações de carne de frango deverão aumentar para 4,5 milhões de toneladas, uma alta de 7% em relação à previsão para 2019. Entre janeiro e novembro desse ano, a China comprou 513 mil toneladas de carne de frango do Brasil e 218 mil toneladas de carne de porco.

*Com informações do repórter Victor Moraes 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.