Jovem Pan
Publicidade

Congresso deve derrubar um dos vetos de Lula ao arcabouço fiscal, afirma Lira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), participam da cerimônia para sanção do projeto de lei que reajustou o salário mínimo para R$1.320 neste ano e que estabelece uma nova política de valorização anual, na tarde desta segunda-feira, 28, no Palácio do Planalto, em Brasília. A medida provisória, que também corrige a tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), foi aprovada na Câmara e no Senado na semana passada - a MP perderia a validade se não fosse aprovada até esta segunda- feira. 28/08/2023

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), avaliou nesta sexta-feira, 1, que o Congresso Nacional deve derrubar um dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao texto do arcabouço fiscal. O trecho em específico trata da exclusão de despesas primárias da meta fiscal e da seguridade social na Lei de Diretrizes Orçamentárias. “Pelo caminhar das discussões, depois das alterações do Senado e manutenção da câmara do texto original, eu penso que esse veto tem muitas chances de ser derrubado no Congresso Nacional”, avaliou. 

Publicidade
Publicidade

Ele garantiu que o Congresso trabalha em conjunto com o governo para zerar o déficit público em 2024, mas alegou que medidas arrecadatórias não vão passar. “Com relação à meta para o ano que vem, é importante que o governo mantenha um sarrafo alto. É importante que todos nós tenhamos isso como meta. O Congresso Nacional vem dando demonstrações inequívocas de que quer colaborar, que está muito atento a qualquer medida predatória arrecadatória que não seja compatível com o melhor rumo da economia para o país”, afirmou. Lira defendeu ainda a divergência de pensamentos dentro do parlamento, mas cobrou respeito no convívio entre os Poderes e os políticos. 

*Com informações do repórter Marcelo Mattos

 

Publicidade
Publicidade