CPMI do INSS começará trabalhos nesta terça-feira

Comissão foi instalada na última semana e tem a presidência e a relatoria nas mãos da oposição; Carlos Viana é o presidente e Alfredo Gaspar é o relator

  • Por Jovem Pan
  • 25/08/2025 09h13
  • BlueSky
Wilton Junior/Estadão Conteúdo O deputado Alfredo Gaspar (União-AL)(à esquerda), que foi escolhido relator da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), e o senador Carlos Viana (Podemos-MG), escolhido como presidente da CPMI Deputado Alfredo Gaspar (União-AL; à esquerda), relator da CPMI do INSS, e o senador Carlos Viana (Podemos-MG; á direita), como presidente

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga possíveis fraudes e irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se prepara para sua primeira reunião deliberativa, marcada para esta terça-feira (26). Na pauta, está a votação do plano de trabalho e a análise de centenas de requerimentos, incluindo pedidos de convocação de figuras proeminentes do governo e pessoas ligadas ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A expectativa central gira em torno da possível convocação do atual Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e de José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Lula. Lupi é alvo de pelo menos 15 requerimentos, dos quais 11 são para convocação e quatro para quebra de sigilo. Já Frei Chico, que preside o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), é alvo de oito pedidos, sendo seis para depoimento obrigatório.

Além deles, outros nomes importantes podem ser chamados a depor, entre eles:

  • Ricardo Lewandowski, Ministro da Justiça;

  • Jorge Messias, Advogado-Geral da União;

  • Vinícius Marques de Carvalho, Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU);

  • Membros da Polícia Federal;

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Instalada na última semana, a comissão tem a presidência e a relatoria nas mãos da oposição, com o senador Carlos Viana (Podemos-MG) como presidente e o deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) como relator. A vice-presidência ainda está indefinida, com o governo federal articulando para indicar um aliado ao posto.

O presidente da CPMI já incluiu na pauta inicial 35 requerimentos para votação, sendo 18 deles solicitações de convocação. O objetivo da comissão é apurar os descontos considerados indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas.

*Com informações de Aline Becketty

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • BlueSky
  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.