Doria anuncia nova composição do Conselho Estadual de Cultura de SP
Após discussões em torno do Orçamento da Secretaria de Cultura, o governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (15) a reformulação no Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
A nova composição está encarregada de avaliar, monitorar e fiscalizar decisões e ações da Secretaria de Cultura, além de propor novas diretrizes.
O conselho já existe há mais de 10 anos na Secretaria de Cultura. No entanto, esse grupo terá agora ligação direta com o gabinete do governador, além da participação de membros da sociedade civil. São 15 representantes de setores da cultura e 15 membros do poder público.
Entre os participantes estão os atores, Juca de Oliveira e Odilon Vagner, o Maestro João Carlos Martins, o diretor do Balé da Cidade, Ismael Ivo e a diretora mostra internacional de cinema de São Paulo, Renata de Almeida. Para o governador João Doria, o conselho terá funções amplas.
Durante a primeira reunião, foi sugerido nome de representantes de cultura da periferia, como Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, que ainda será convidada pelo governador.
Além de encontros a cada dois meses, o grupo discutirá ações por WhatsApp. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, destacou que haverá equipes para cada setor da cultura.
A decisão de reformular o Conselho de Cultura vem depois de discussões envolvendo o orçamento da Secretaria de Cultura. Com o congelamento de gastos, houve cortes em programas, como o projeto Guri.
O governador João Doria voltou atrás das decisões e reafirmou que o orçamento da pasta não sofrerá cortes. Doria afirmou que o decreto de contingenciamento já foi modificado e que a mudança será publicada em Diário Oficial.
*Informações da repórter Victoria Abel
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.