Doria anuncia programa para melhorar segurança em escolas de SP

  • Por Jovem Pan
  • 06/07/2019 07h57
RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOJoão Doria (PSDB) anunciou o novo programa do governo de São Paulo nesta sexta-feira (5)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (5) o programa Escola Mais Segura, para melhorar a segurança na região de escolas estaduais.

Entre as medidas do projeto, o governo irá contratar policiais militares de folga para fazer patrulhamento em duplas, andando a pé ao redor de escolas estaduais e adquirir mais 500 viaturas da ronda escolar, que devem estar nas ruas a partir de janeiro do ano que vem.

O programa também prevê a presença de policiais militares aposentados dentro das escolas, atuando na mediação de conflitos e realizando atividades como palestras e oficinas para os estudantes. O secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, diz que a ideia é que os policiais que vão atuar dentro das escolas não estejam armados.

A princípio, as medidas devem ser aplicadas em 216 escolas do estado que foram identificadas como mais vulneráveis pelas análises técnicas do governo. Doria também espera a aprovação de um projeto de lei que responsabiliza estudantes ou seus responsáveis por qualquer dano causado ao patrimônio público escolar.

O programa Escola Mais Segura ainda prevê mais câmeras de monitoramento nas áreas comuns das escolas estaduais e a integração delas aos sistemas da polícia, para que os policiais possam agir de forma mais rápida no caso de uma ocorrência.