Doria elogia PEC do pacto federativo: ‘Fim do uso político’

  • Por Jovem Pan
  • 06/11/2019 07h34 - Atualizado em 06/11/2019 09h13
Governo do Estado de São PauloGovernador disse que São Paulo apoiará o ministro da Economia, Paulo Guedes

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) elogiou, nesta terça-feira (5), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do pacto federativo, apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao Congresso Nacional com o objetivo de rediscutir a divisão das receitas de Estados, municípios e da União. De acordo com ele, sem essa revisão, é comum que os recursos sejam usados de forma política.

“O pacto federativo é importante. Coloca nas mãos dos Estados e municípios a responsabilidade dos investimentos em saúde, educação, habitação, infraestrutura. Não cabe ao governo federal continuar mantendo essa estrutura centralizadora de recursos e, ao mesmo tempo, muito vinculada politicamente. ‘Eu dou para quem é meu aliado e não dou para quem não é aliado.’ Eu gostei do depoimento feito hoje pelo ministro Paulo Guedes, agora a tarde, ele terá o apoio de São Paulo”, garantiu.

No Palácio dos Bandeirantes, Doria firmou parceria com o Movimento Brasil Digital, com o objetivo de ampliar a oferta de empregos, no programa Minha Chance. “Essas 22 mil vagas de novos empregos qualificados já estarão materializadas até julho do ano que vem, então é de curto prazo. E normalmente são jovens. Os jovens que mais precisam da oportunidade do emprego, mais precisam também do empreendedorismo, para que se sintam motivados no início das suas carreiras ou na continuidade daquilo que foi interrompido por uma longa recessão que tivemos no Brasil. Portanto um programa vitorioso, com apoio do setor privado que, aliás, é a linha do governo do estado de São Paulo: uma linha liberal que acredita que é menos governo e mais privado.”

A iniciativa conta com 63 empresas cadastradas no portal do programa, das quais 27 manifestaram a intenção de contratar, com a capacitação profissional dos cursos pelo Centro Paula Souza, vinculado ao estado de São Paulo.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos