Eleições 2024: 48 urnas apresentam problemas em São Paulo
No interior do Estado, 35 das 76 mil urnas enfrentaram problemas, enquanto na capital paulista, 13 das mais de 26 mil urnas precisaram ser substituídas
O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou recentemente um balanço sobre o desempenho das urnas eletrônicas no Estado durante o processo eleitoral. De um total de 103 mil urnas distribuídas por São Paulo, apenas 48 apresentaram falhas, o que representa uma taxa de apenas 0,047% do total. No interior do estado, 35 das 76 mil urnas enfrentaram problemas, enquanto na capital paulista, 13 das mais de 26 mil urnas precisaram ser substituídas. Para assegurar a transparência do processo de votação, testes de integridade estão sendo realizados em 33 urnas de diferentes cartórios eleitorais. Até o momento, foram registrados 20 crimes eleitorais em todo o país, com os estados de Pernambuco, Paraná e Espírito Santo se destacando no número de ocorrências.
Além disso, 14 crimes comuns contra candidatos, incluindo ameaças e agressões físicas, foram relatados. São Paulo, com mais de 34 milhões de eleitores, é o maior colégio eleitoral do Brasil. Na capital, espera-se que 9,3 milhões de eleitores compareçam às urnas. Para assegurar o bom andamento das eleições, cerca de 500 mil voluntários, entre mesários e pessoal de logística, estão trabalhando em todo o estado.
Publicado por Luisa Cardoso
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.