Erick se transforma em furacão no Pacífico perto da costa sudoeste do México

Tempestade tropical avança rumo ao noroeste e deve atingir os estados de Oaxaca e Guerrero na manhã de quinta-feira (19); autoridades mexicanas montaram cerca de 2 mil abrigos temporários  

  • Por Jovem Pan
  • 18/06/2025 13h49
  • BlueSky
Foto: Handout / NOAA / AFP Esta imagem de satélite, obtida da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA)/GOES, mostra a tempestade tropical Erick sobre o sul do México em 17 de junho de 2025. A tempestade tropical Erick atingiu a costa do Pacífico mexicano em 17 de junho, provavelmente se transformando em furacão, trazendo chuvas torrenciais com risco de morte nos próximos dias, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). "Prevê-se um rápido fortalecimento nos próximos um ou dois dias, e espera-se que Erick se torne um furacão hoje à noite ou na madrugada de quarta-feira", acrescentou. (Foto: Handout / NOAA / AFP) / USO RESTRITO AO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "AFP PHOTO / NOAA / GOES" - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Erick sobre o sul do México 

A tempestade tropical Erick ganhou força e se tornou um furacão nesta quarta-feira (18) no Pacífico, perto da costa sudoeste do México, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), e ao longo do dia deve ganhar força e alcançar a categoria 2 na escala Saffir-Simpson. Erick avança rumo ao noroeste a 11 km/h e deve atingir o solo na manhã de quinta-feira (19), na divisa dos estados de Oaxaca e Guerrero. As autoridades mexicanas esperam fortes chuvas nos estados de Guerrero, Oaxaca e Chiapas, no sul do país, onde cerca de 2 mil abrigos temporários foram montados.

Plano de contingência

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, pediu à população nesta quarta-feira que preste muita atenção às mensagens das autoridades. “Digo à população que fique atenta às comunicações oficiais, fique em casa e não saia. Se estiver em áreas baixas, perto de rios ou cursos d’água, é melhor procurar abrigos”, disse a presidente em sua habitual coletiva de imprensa matinal. As autoridades também suspenderam as aulas nos municípios afetados e fecharam os portos à navegação.

O governo mobilizou centenas de militares e membros da Comissão Federal de Eletricidade (CFE) como parte do plano de contingência. “Patrulhas preventivas estão sendo realizadas e a população está sendo alertada e informada para os riscos por meio de alto-falantes e redes sociais”, disse Laura Velázquez, coordenadora nacional de Proteção Civil, na mesma coletiva de imprensa. Devido à sua localização geográfica, o México é atingido por ciclones todos os anos, tanto na costa do Pacífico quanto na do Atlântico, geralmente entre maio e novembro.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em outubro de 2023, o porto de Acapulco foi atingido pelo furacão Otis, que em questão de horas chegou à categoria 5, a mais alta na escala Saffir-Simpson, deixando uma onda de destruição, com 50 mortos e cerca de 30 desaparecidos. Em setembro de 2024, a costa sul do Pacífico mexicano foi atingida duas vezes pelo furacão John, que atingiu a categoria 3 e causou pelo menos 15 mortes, a maioria delas em Acapulco.

*Com informações da AFP 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.