Estudantes entram na reta final de preparação para o Enem

  • Por Jovem Pan
  • 21/10/2019 06h59
Eduardo Carmim/Estadão ConteúdoNo próximo dia 3 de novembro, mais de 5 milhões de candidatos farão a primeira parte da prova

Estudantes de todo país estão na reta final de preparação para o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, e o maior desafio é conter a ansiedade.

No próximo dia 3 de novembro, mais de 5 milhões de candidatos farão a primeira parte da prova. A segunda etapa ocorrerá no outro domingo, dia 10.

O coordenador Geral do Grupo Etapa, Edmilson Motta, dá algumas dicas para os estudantes. “Se você não está no cursinho, em um colégio que faz uma revisão sistemática, você só pega um tema para estudar se você tem certeza que ele tem uma incidência ou você não tem familiaridade. Do contrário, é melhor trabalhar com provas completas porque isso traz um ganho em relação ao controle de tempo e ansiedade, o que é positivo.”

O especialista reconhece que controlar a ansiedade nos próximos dias é um desafio.

O estudante Matheus Guerra da Silva, de 18 anos, que busca uma vaga em Medicina, tenta controlar o nervosismo. “A gente não sabe o que esperar da prova, não sabe qual assunto focar, qual deixar de lado. É o nervosismo de sempre, né?”

Já a Gabriela Dantas presta pela segunda vez o Enem para tentar entrar no curso de Engenharia Agronômica. Aos 18 anos, ela estabeleceu uma rotina de estudos para a reta final.

“A gente está na reta final tendo a revisão, então ficamos aqui todos os dias até tarde estudando. Mas não deixamos de descansar, para chegar na hora da prova e ter resistência.”

A estudante Raíssa Piassali, de 18 anos, também tenta Medicina e quase não se aguenta de ansiedade. “Tô tentando não pesar tanto quanto antes para não ficar neutrótica. Agora é focar no meu potencial e ir indo.”

Nos dias do Exame os portões abrirão ao meio-dia, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13 horas.

No primeiro dia, os candidatos farão as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e a tão temida redação. No segundo domingo, responderão às questões de matemática e Ciências da Natureza.

*Com informações da repórter Natacha Mazzaro