EUA anunciam sanções contra o banco central iraniano

  • Por Jovem Pan
  • 21/09/2019 09h26
  • BlueSky
EFE Donald Trump garantiu que não vai recorrer ao poderio militar

Os Estados Unidos anunciaram sanções contra o Banco Central do Irã como resposta aos ataques às refinarias sauditas. Por enquanto, o presidente Donald Trump garantiu que não vai recorrer ao poderio militar.

O republicano crê que as medidas econômicas serão suficientes por causa dos problemas internos do Irã. Trump disse que as sanções são as mais fortes já impostas a um país e completou que ataques militares seriam uma forma muito severa de vencer um conflito.

Os Estados Unidos e a própria Arábia Saudita atribuem os ataques do último dia 14 ao Irã. O presidente Hassan Rohani nega, mas o grupo de rebeldes apoiado por ele assumiu a autoria dos disparos.

Os houtis estão em conflito no Iêmen contra forças apoiadas pela Arábia Saudita. Enquanto os rebeldes dizem que lançaram os ataques do país iemenita, o exército saudita afirma que os mísseis vieram do Irã.

Uma coalização liderada pelos sauditas iniciou uma operação militar contra os houthis, a primeira resposta do país após os ataques às instalações da Saudi Aramco.

O grupo libanês Hezbollah – que apoia os houtis no conflito no Iêmen – advertiu a Arábia Saudita para que interrompa o conflito no Iêmen. A força islâmica xiita ainda alertou que uma declaração de guerra contra o Irã seria capaz de destruir o reino saudita.

*Com informações da repórter Nanny Cox

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.