Jovem Pan > Notícias > Brasil > Federação de bares e restaurantes reforça apelo após contaminação de bebidas
Federação de bares e restaurantes reforça apelo após contaminação de bebidas
Estudo da Fhoresp aponta que 36% dos produtos alcoólicos vendidos no Brasil são falsificados
Por
Jovem Pan
30/09/2025 14h31 - Atualizado em 30/09/2025 14h31
Sandra Seitamaa/UnsplashFederação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (FHORESP) reforça alerta sobre a alta taxa de adulteração de bebidas alcoólicas
Em meio a uma série de casos de intoxicação por metanol em São Paulo, a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) reforçou um alerta sobre a alta taxa de adulteração de bebidas alcoólicas no Brasil. Um estudo da Federação indicou que 36% das bebidas alcoólicas vendidas no país são falsificadas.
O alerta da Federação se concentra principalmente em destilados e vinhos. A vodka, em particular, é destacada como a bebida mais adulterada e mais fácil de falsificar. O levantamento mostra que uma a cada cinco garrafas de vodka vendidas no país é falsificada. A falsificação, que antes preocupava a entidade primariamente pela sonegação de impostos (impacto financeiro), agora se tornou uma grave questão de saúde pública.
Casos de Intoxicação em São Paulo
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo está investigando diversos casos de intoxicação por metanol. Foram confirmadas duas mortes em São Bernardo do Campo. As vítimas foram um homem de 58 anos (morreu no dia 24 de setembro) e um homem de 45 anos (morreu no dia 28 de setembro).
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Quatro casos de intoxicação por metanol estão em investigação, com as vítimas hospitalizadas. A região da Mooca, na capital, concentra pelo menos três casos de pessoas internadas. Um homem de 54 anos está internado em coma e inconsciente na região da Vila Maria, após um primeiro atendimento no sábado (27). A família aguarda que ele recupere a consciência para identificar a bebida que consumiu.
Apreensões e Fiscalização
Equipes de fiscalização da Polícia Técnico-Científica e Criminalística realizaram operações na capital, resultando na apreensão de mais de 100 garrafas de bebida alcoólica. Esse material foi recolhido e passará por testes para verificar se as bebidas estão, de fato, adulteradas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.