Furnas terá novo Programa de Demissão Voluntária este ano, diz presidente da estatal

  • Por Jovem Pan
  • 31/07/2019 09h14
ReproduçãoIntenção é reduzir o número de trabalhadores para 2.751

Em linha com outras estatais, a Furnas Centrais Elétricas S/A, do ramo de geração subsidiária da Eletrobras, pretende fazer, ainda neste ano, um novo Programa de Demissão Voluntária (PDV). O presidente da empresa, Luiz Carlos Ciocca, afirmou nesta terça-feira (30) que o objetivo é reduzir ainda mais o quadro de funcionários.

No passado, Furnas chegou a ter cerca de seis mil empregados entre funcionários concursados e contratados. Atualmente, conta com quatro mil pessoas, três mil concursados e mil contratados. De acordo com Ciocca, a intenção é reduzir o número de trabalhadores para 2.751. Não há um prazo para que isso aconteça, mas será necessário um esforço nessa direção através de uma maior automação das instalações e um aumento da produtividade na estatal.

Casa nova

O presidente também comentou a mudança de endereço. Furnas vai deixar sua Traditional sede, na rua Real Grandenza, em Botafogo, zona Sul do Rio de Janeiro, e vai ocupar um prédio que até pouco tempo atrás era sede da mineradora Vale, no centro da cidade. Segundo Ciocca, com essa mudança de endereço, a economia anual de Furnas chegará a R$ 30 milhões. ]

Inicialmente, de acordo com o presidente, houve resistência do corpo de funcionários mas, aos poucos, eles estão entendendo que a mudança será vantajosa para todos. “Eu acho que essa resistência diminuiu muito. Os aspectos sentimentais a gente comenta logo mais, mas logicamente, veja só, 80% da nossa população de Furnas mora na zona Norte, baixada e do outro lado da ponte. Essas pessoas vão economizar de 30 a 40 minutos por dia em casa trecho”, disse.

Ele afirmou, ainda, que alguns desinvestimentos devem acontecer na sua gestão, principalmente na Sociedade de Propósito Específico, onde o retorno é considerado baixo e há pouca integração com os demais ativos da companhia.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga