GCMs começam a trabalhar dentro de ônibus nesta sexta-feira
Prefeitura de São Paulo anunciou que 200 agentes da Guarda Civil Metropolitana reforçarão a segurança na saída das garagens e durante os trajetos das linhas em regiões com maior número de ataques
A partir desta sexta-feira (25), 200 agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) começam a reforçar a segurança dentro dos ônibus municipais de São Paulo. A medida, anunciada pelo prefeito Ricardo Nunes, é uma resposta direta à crescente onda de ataques a coletivos na capital e na região metropolitana. Desde o início de junho, foram registrados 840 ataques a ônibus na Grande São Paulo, sendo 540 apenas na capital. A violência tem se concentrado principalmente nas linhas que operam na Zona Sul, mas também há registros significativos nas zonas Oeste, Leste e no Centro.
Os GCMs atuarão embarcados nos coletivos e também em pontos estratégicos como terminais, focando nas áreas de maior incidência. A prefeitura e a GCM não divulgaram detalhes da estratégia de distribuição dos agentes para não prejudicar a eficácia da operação. A gestão municipal também expressou o desejo de que a Polícia Militar participe de ações semelhantes, mas a proposta ainda está em discussão. Por enquanto, o reforço será feito exclusivamente pela Guarda Civil.
*Com informações de Beatriz Manfredini
*Reportagem produzida com auxílio de IA


Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.