Gilmar Mendes libera inquérito contra Flávio Bolsonaro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, liberou nesta sexta-feira (29) as investigações contra o senador Flávio Bolsonaro. O inquérito conduzido pelo Ministério Público do Rio de Janeiro estava paralisado após uma decisão do presidente do STF, Dias Toffoli.
Uma decisão posterior de Gilmar Mendes confirmou a suspensão. O senador vinha sendo investigado por um esquema de “rachadinha” durante o período em que foi deputado estadual.
O antigo COAF, atual Unidade de Inteligência Financeira, apresentou no ano passado um relatório com movimentações financeiras de mais de um milhão de reais entre Flávio e o então assessor Fabrício Queiroz.
Em julho deste ano, após pedido da defesa do senador, Toffoli suspendeu todas as investigações em andamento país que utilizavam dados sigilosos sem aval da justiça.
Na quinta (28), o Supremo liberou o repasse das informações aos órgãos de investigação sem necessidade de autorização judicial.
Com isto, o próprio presidente do STF revogou a liminar que havia barrado centenas de inquéritos com base em dados do antigo COAF e da Receita Federal. Agora, com a decisão de Gilmar Mendes, o Ministério Público do Rio de Janeiro poderá retomar as investigações contra o senador Flávio Bolsonaro.
*Com reportagem de Camila Yunes
Assuntos
continue lendo
Beatriz Manfredini
Ato na Paulista anima Flávio e aliados já esperam virada nas pesquisas
Avaliação é que grupo conseguiu “marcar posição”; estratégia de colar Lula a Moraes foi considerada acertada
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 5 dias
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 5 dias
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 6 dias
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 7 dias