Governo de São Paulo lança cartilha com orientações para turistas

  • Por Jovem Pan
  • 13/12/2019 07h33 - Atualizado em 13/12/2019 07h39
Governo do Estado de São PauloDe acordo com João Doria, o turismo subiu 8% no Estado em 2019

O governo de São Paulo lançou, nesta quinta-feira (12), uma cartilha com orientações para os turistas em parceria com o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor). A iniciativa faz parte do programa São Paulo para todos, lançado no início do ano pela secretaria de Turismo.

O documento aborda oito tópicos: transportes, hospedagem, lazer, compras, direitos de pessoas com mais de 60 anos, lei antifumo e antiálcool, dicas de segurança e telefones úteis.

O governador paulista, João Doria (PSDB), afirmou que o turismo é um setor importante para a economia do estado. “É um setor que cresceu 8% este ano no Estado de São Paulo, e que tem permitido que os turistas desfrutem da cidade de São Paulo, região metropolitana, interior, litoral, de forma mais segura e mais precisa.”

Segundo o secretário estadual de turismo, Vinicius Lummertz, a cartilha foi criada para evitar as situações chatas de uma viagem. Como consequência, o turista pode voltar a visitar o Estado. “Precisamos de um índice de satisfação alto e, ao mesmo tempo, de previsibilidade pelo prestador de serviço para que ele tenha consciência, principalmente os pequenos empresários – o pessoal do Uber, do antedimento do dia a dia, de hotel, de pousada. As pessoas precisam ter uma boa experiência para voltar, aí vale a pena esse investimento, vai ser mais rentável para o Estado”, explicou.

De acordo com a secretaria, foram impressas 150 mil cartilhas, que têm versões em inglês e em espanhol. Além disso, o documento ficará disponível online no site da Secretaria de Turismo.

*Com informações da repórter Nicole Fusco