Governo federal autoriza contratação de médicos para hospitais federais do RJ

  • Por Jovem Pan
  • 12/05/2020 08h22
EFE/EPA/Szilard Koszticsak Muita gente não entende, mas a cidade do RJ foi capital federal e ainda tem pelo menos oito hospitais nessa esfera

Depois de muitos apelos e após a visita do ministro Nelson Teich ao Rio de Janeiro, finalmente foi autorizada a contratação de médicos na rede federal de Saúde do município. Muita gente não entende, mas a cidade foi capital federal e ainda tem pelo menos oito hospitais nessa esfera.

Desses oito, seis estariam com leitos parados para atendimento de pacientes com covid-19 em meio à pandemia. Há mais de mil leitos bloqueados por falta de alguma coisa: profissionais, equipamentos, EPIs ou até reforma — em um momento que a rede pública e privada estão perto da saturação.

A autorização veio do Ministério da Economia para contratação de 4 mil profissionais da área de saúde para trabalhar nessas unidades. São 1.137 médicos que podem ser contratados, 996 enfermeiros, 865 técnicos de enfermagem e 1.119 auxiliares.

No entanto, o Sindicato dos Médicos e Enfermeiros dizem que, apesar da inciativa ser positiva, há necessidade do dobro dessa autorização. Seriam necessários para otimizar a utilização dos os leitos bloqueados algo em torno de 8 mil profissionais.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.