Irã barra mais um navio e acirra tensões com Estados Unidos

  • Por Jovem Pan
  • 05/08/2019 07h31
EFEBloqueio de embarcação com sete tripulantes aconteceu na última quarta-feira

Neste domingo (4), o Irã anunciou uma interceptação a mais um navio no Golfo Pérsico. Esta é a terceira embarcação “estrangeira” que o país bloqueou em menos de um mês. De acordo com a Fars, agência de notícias supostamente ligada à Guarda Revolucionária Iraniana, a intervenção aconteceu na última quarta-feira (31).

Segundo as informações, havia sete tripulantes no navio, que carregava cerca de 700 mil litros de combustível contrabandeado. A nacionalidade da embarcação e dos tripulantes ainda não foram divulgadas.

A ação do Irã vem em um contexto em que as tensões com os Estados Unidos têm aumentado. Apesar de o senador norte-americano Rand Paul, ter feito um convite ao ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, para um encontro na Casa Branca, o porta-voz do governo iraniano, Ali Rabiei, afirmou que o país não irá aceitar o convite para um diálogo com os EUA.

Zarif disse que cabe ao governo iraniano decidir sobre o convite, mas reforça que não quer uma reunião em que se obtenha apenas uma sessão de fotos.

*Com informações da repórter Camila Yunes