Ministério da Infraestrutura lança programa ‘Radar Anticorrupção’

O programa de integridade é uma sinalização aos investidores

  • Por Jovem Pan
  • 08/05/2019 07h04 - Atualizado em 08/05/2019 10h24
Marcelo Chello/Estadão Conteúdo O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o programa de integridade é uma sinalização aos investidores

O Ministério da Infraestrutura lançou nesta terça-feira (07) o Radar Anticorrupção, um programa de prevenção e combate a fraudes em contratos. A iniciativa estabelece critérios técnicos na seleção de servidores públicos e cria um guia de conduta ética.

A medida ainda prevê um canal de transparência, para que funcionários possam fazer denúncias, de forma sigilosa, de fraudes e má aplicação dos recursos da União.

Segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o programa de integridade é uma sinalização aos investidores: “nosso negócio aqui é credibilidade”.

A iniciativa da Infraestrutura vai funcionar em parceria com os ministérios da Justiça e da Transparência e com a Controladoria-Geral da União, a Advocacia-Geral da União e a Polícia Federal. Segundo o ministro Tarcísio de Freitas, o objetivo é replicar as práticas em outros órgãos.

Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a medida representa uma mudança, já que, no passado, órgãos públicos e ministérios muita vezes não colaboravam com investigações. Moro destacou a importância do programa ter sido iniciativa de um dos ministérios que tem o maior orçamento da Esplanada.

O Radar Anticorrupção vai ser implementado pela Subsecretaria de Governança e Integridade.

*Informações do repórter Afonso Marangoni

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.