Ministério Público de São Paulo exige implementação de câmeras corporais na GCM; prefeitura tem 30 dias para responder
O Ministério Público de São Paulo deu início a um inquérito para pressionar a prefeitura a desenvolver um plano de implementação de câmeras corporais na Guarda Civil Metropolitana (GCM). Esta iniciativa tem como objetivo investigar as medidas que estão sendo adotadas para a introdução desse equipamento, que, de acordo com os promotores de Justiça, pode não apenas melhorar a qualidade das provas produzidas, mas também garantir maior proteção às vítimas e auxiliar na correção e aperfeiçoamento dos procedimentos operacionais padrão.
O Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública (GAESP) enfatizou que a criação de um plano para o uso das câmeras corporais, em conjunto com o programa Smart Sampa, pode fortalecer a produção de provas pela corporação e aproximar os agentes da população. O GAESP estabeleceu um prazo de 30 dias para que a prefeitura apresente um programa de implementação das câmeras na GCM da capital. Este programa deve detalhar o planejamento e as necessidades operacionais para o uso do equipamento, incluindo patrulhamento ostensivo, abordagens em áreas de risco na região da Cracolândia e no programa Guardiã Maria da Penha.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Além disso, o Ministério Público solicitou informações sobre ocorrências e incidentes para avaliar áreas não abrangidas pelo Smart Sampa. Também foi requisitada uma pesquisa sobre custos, armazenamento, treinamento e manutenção do programa.
Com informações de Danúbia Braga
[jp-related-posts ids=”1881659,1881190″]
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Política
Jovem de 24 anos morre baleada após policial intervir em tentativa de assalto
Suspeito teria abordado Maria Eduarda em uma moto para assaltá-la quando o investigador da Polícia Civil Pedro Paulo Bassetti interveio
- Morre o influenciador Lito Sousa aos 59 anos Jovem Pan · há 2 dias
- Jão amplia turnê de Memórias Póstumas; confira agenda da semana Fabrizio Neitzke · há 2 dias
- Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini é candidato ao governo do ES Júlia Lara · há 2 semanas
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 2 semanas