Novo presidente da Ucrânia quer diálogo pela paz com a Rússia

  • Por Jovem Pan
  • 09/07/2019 07h30 - Atualizado em 09/07/2019 09h44
EFE Ele também defendeu a entrada do país à União Europeia e à Otan

O recém-eleito presidente da Ucrânia quer promover um encontro com o líder da Rússia para dialogar pela paz. Neste segunda-feira (10), Volodymyr Zelensk recebeu, em Kiev, diversas lideranças durante conferência Ucrânia – União Europeia. O ex-comediante levou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, até uma das linhas de frente da guerra civil que ocorre há cinco anos no leste do país.

O apoio russo aos separatistas foi um dos temas discutidos na capital ucraniana. Apesar do conflito, Zelensky fez um apelo por diálogo com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

O presidente Ucraniano falou em reunião com a presença do norte-americano Donald Trump, de lideranças britânicas, alemãs e francesas, na cidade de Minsk, capital da Bielorussia. Zelensky ressaltou que não está mudando ou descartando padrões diplomáticos, mas apenas promovendo um convite para conversar.

O ex-comediante também aproveitou o encontro desta segunda-feira para defender a adesão do país à União Europeia e à Otan, postura criticada pela Rússia.

*Com informações do repórter Matheus Meirelles

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.