Paróquia promove almoço de Natal em SP e incentiva solidariedade em outros dias do ano

  • Por Jovem Pan
  • 26/12/2019 07h28 - Atualizado em 26/12/2019 08h50
Reprodução moradores de rua natal O dia para os moradores começou cedo: antes do almoço, tomaram banho e café da manhã -- também oferecidos pela igreja

Arroz, feijão, pernil, farofa e maionese. Há seis anos, a Paróquia São Luiz e a comunidade Santo Egídio realizam um almoço no dia 25 de dezembro para mais de 130 moradores de rua na Avenida Paulista.

São cerca de 70 voluntários. Uma delas é a Ana Cristina Souza Campos, que falou da emoção de fazer parte de um momento como esse. “No primeiro almoço, em 2014, eu ouvi na missa alguém chamando para o evento. Vim sem saber o que se tratava, mas me marcou. E marca a vida de qualquer um que passa por aqui.”

Um por um, os moradores de rua, emocionados, entram para almoçar e recebem aplausos dos voluntários. O dia para eles começou cedo: antes do almoço, tomaram banho e café da manhã — também oferecidos pela igreja.

Tem gente de todas as idades, que sonham em sair da vida das ruas e seguir os passos de pessoas como o Jordão Inácio. Sentado à mesa, o segurança de 22 anos era morador de rua e, hoje, é um dos voluntários.

“Esse é o segundo ano que estou aqui fazendo esse trabalho voluntário com essas pessoas incríveis. Eu comecei minha vida aos 8 anos de idade, na Avenida Paulista, engraxando sapatos para ganhar dinheiro. Usei drogas, usava crack, mas já estou há um ano e meio livre”, conta.

Giovani Lourenço, de 40 anos, espera um dia seguir os passos de Jordão. “Eu fico muito grato de estar aqui participando. Hoje estou aqui em situação de vulnerabilidade, amanhã quem sabe ajudando e colaborando.”

*Com informações do repórter Victor Moraes

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.