PM estuda limitar uso da farda por integrantes na disputa eleitoral
A exemplo do exército, a Polícia Militar de São Paulo estuda regulamentar o uso da farda por integrantes da corporação que estejam concorrendo nas eleições deste ano. Pelas regras, agentes da ativa precisam pedir licença para disputar o pleito. Ao todo, 336 policiais militares do Estado se afastaram para concorrer em novembro, um aumento de 62% em relação a 2016. São 24 soldados, 246 cabos, 34 sargentos, sete subtenentes, 22 capitães, um major e dois tenentes-coronéis.
[jp-related-posts ids=”985592,985348,985123″]
Especialistas dizem que o uso da farda pode representar crime eleitoral. Para o cientista político da Fundação Getúlio Vargas, Eduardo Grin, a liberação do uso de farda pode prejudicar a democracia. “Na medida em que essas corporações, fazendo uso da prorrogativa constitucional que possuem na defesa da lei e da ordem, fazendo uso do recurso público isso é bastante complicado”, diz. Uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo mostrou que o alto comando do Exército orientou todos os escalões a fiscalizar o uso da farda e de símbolos pelos militares que se candidatarem. O artigo 77 do estatuto dos Militares veda o uso da farda em manifestações político-partidárias.
Com informações do repórter Leonardo Martins
Assuntos
continue lendo
Brasil
São Paulo registra tarde mais fria para um mês de setembro em 26 anos
Capital registrou 13,6 °C, a menor temperatura máxima registrada foi de 13,1 °C, em 26 de setembro de 2000
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 4 dias
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 4 dias
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 5 dias
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 6 dias