Jovem Pan
Publicidade

Polícia divulga nome de envolvidos no acidente da Malaysia Airlines, que matou 298 pessoas em 2014

Peritos malaios inspecionam restos do avião da Malaysia Airlines abatido na Ucrânia

A equipe internacional que investiga o caso da queda do voo da Malaysia Airlines ocorrido em 2014, anunciou o nome de quatro pessoas acusadas de participação na tragédia. O chefe de polícia da holanda, Wilbert Paulissen, reponsável pela investigação, disse em uma coletiva de imprensa que os acusados estão sendo procurados em âmbito nacional e internacional.

Publicidade
Publicidade

As ordens de prisão foram emitidas contra os russos Serguei Dubinski, Igor Girkin, Oleg Pulatov e o ucraniano Leonid Karchenko.

A tragédia aconteceu em julho de 2014, quando o voo MH17 ia de Amsterdã à Kuala Lumpur e caiu durante o trajeto no leste da Ucrânia, matando 298 passageiros. As investigações confirmaram que a queda foi provocada por um míssil russo.

Na época, separatistas ucranianos simpatizantes à Rússia lutavam no leste ucrânia contra o governo.

De acordo com a comissão de investigação, os acusados transportavam mísseis entre a cidade ucraniana de Donetsk e Moscou. Apesar de não terem disparado o projétil, os suspeitos serão condenados por levarem o sistema antiaéreo para o país do leste europeu.

A Holanda irá mandar à Rússia e à Ucrânia, uma solicitação para interrogar os acusados, que irão responder por homicídio.

Em comunicado, o ministério das relações exteriores da Rússia afirmou que a investigação pretende prejudicar a imagem do país diante do cenário internacional Já o governo da ucrânia disse que tentará prender um dos suspeitos ucraniano de participar do transporte do míssil.

O julgamento está previsto para começar em março de 2020 na Holanda.

*Com informações da repórter Camila Yunes

 

 

 

Publicidade
Publicidade