Jovem Pan
Publicidade

Proposta de reforma da Previdência não será fatiada, afirma Onyx Lorenzoni

DF - BOLSONARO-POSSE-PRESIDENTES-BB-BNDES-CEF - GERAL - O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni durante cerimônia de posse do presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes; do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy e do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães no Palácio do Planalto em Brasília (DF), nesta segunda-feira (07). 07/01/2019 - Foto: FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A proposta de reforma da Previdência que deverá ser entregue ao presidente Jair Bolsonaro já na próxima semana não será fatiada. A afirmação foi dada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã.

Publicidade
Publicidade

“Estamos determinados a levar ao presidente Jair Bolsonaro na próxima semana um projeto completo. Trata de recuperar o sistema”, disse sem dar grandes detalhes do que será apresentado na reforma. “Mas vamos mandar ela inteira, não vamos fatiar não”, garantiu.

Onyx Lorenzoni ainda comparou a situação do sistema previdenciário brasileiro ao de um navio com casco furado. “Temos que dar condições de ele continuar navegando e flutuando. E nós queremos criar um sistema novo para as futuras gerações. O sistema atual falhou, vai exigir remendos e não é justo que agente coloque nossos filhos e netos em um sistema que nossa geração provo que não funciona”, explicou.

Sobre o regime de capitalização, Onyx afirmou que deve fazer parte da nova proposta. “ A reforma da Previdência é importante para consertar o navio que tem risco de afundar e dar previsibilidade ao investidor nacional e internacional”.

A intenção do Governo, segundo o ministro, é fazer uma reforma da Previdência para que pelos próximos 30 anos isso não precise ser discutido pelas futuras gestões.

Confira a entrevista completa com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni:

Publicidade
Publicidade