Jovem Pan
Publicidade

Quase 60% das candidaturas do primeiro turno deixam para prestar contas ao TSE na última hora

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga o pedido de registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência da República nas eleições de outubro.

Faltando 50 minutos para o fim do prazo para candidatos e partidos enviarem as prestações de contas do primeiro turno, apenas 40,4% deles tinham cumprido a tarefa. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral.

Publicidade
Publicidade

O horário-limite era 19h, hora de Brasília, e a informação do TSE era das 18h10. As informações definitivas vão ser divulgadas nesta quarta-feira (07) pela Justiça Eleitoral.

Candidatos à Presidência da República que concorreram somente até o primeiro turno devem prestar contas para o TSE. Já as candidaturas a outros cargos enviam a documentação aos Tribunais Regionais Eleitorais.

As prestações entregues à Justiça Eleitoral vão ser publicadas na íntegra para consulta pública no portal TSE. Com a medida, candidatos, partidos, imprensa, órgãos de fiscalização e qualquer cidadão terão acesso aos documentos.

Quem não tiver cumprido com a prestação vai ser notificado pelo Tribunal em até cinco dias. A partir daí, vai ter 72 horas para apresentar os documentos. Se mesmo assim continuarem pendentes, as contas são julgadas como não prestadas.

Candidatos eleitos que não enviarem a prestação não poderão ser diplomadas. Também venceu nesta terça (06) o prazo para que candidatos e partidos removam todas as propagandas eleitorais relativas ao primeiro turno e restaurem os locais utilizados para a publicidade.

*Informações do repórter Levy Guimarães

Publicidade
Publicidade