Jovem Pan
Publicidade

Quatro em cada 10 brasileiros são contrários ao aborto em qualquer situação

Tribunal Superior do Trabalho (TST) decide pelo fim da estabilidade para mulheres grávidas contratadas em regime temporário.

Quase metade dos brasileiros são contrários a qualquer tipo de aborto no país e defendem ajuda financeira para vítimas de estupro. De acordo com um levantamento do Datafolha, quatro a cada 10 brasileiros são contra o aborto mesmo nos casos permitidos pela lei brasileira.

Publicidade
Publicidade

A legislação atual permite o procedimento em casos de anencefalia, quando há risco à vida da mãe e em casos de estupro. Para 34% dos brasileiros ouvidos pela pesquisa, as regras devem permanecer como estão hoje e para 16%, o aborto deveria ser permitido em mais situações do que o previsto. Apenas 6% defenderam o procedimento em qualquer situação.

A legalização total do aborto foi defendida por pessoas com mais de 10 salários-mínimos e com ensino superior completo. Em relação aos que opinaram que a prática deveria ser totalmente proibida, a maioria disse ter renda de até 2 salários-mínimos e ensino fundamental.

O levantamento também mostrou que 46% dos brasileiros defendem algum tipo de ajuda financeira para os casos de gravidez ocasionada por estupro. As pessoas que concordaram com essa medida declararam ter renda de até 2 salários-mínimos e ensino fundamental.

O Datafolha ouviu 2.077 pessoas com 16 anos ou mais em 130 cidades entre 18 e 19 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

*Informações da repórter Nanny Cox

Publicidade
Publicidade