Recuperação do Rio Pinheiros pode repetir projetos de sucesso pelo mundo

  • Por Jovem Pan
  • 06/08/2019 09h36 - Atualizado em 06/08/2019 10h37
Reprodução/WikipédiaProjeto de revitalização do Rio Pinheiros está em curso

A cidade de São Paulo tem um vasto potencial para dar vida ao entorno do Rio Pinheiros. Esta é a avaliação do presidente do Conselho da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Cláudio Carvalho, que cita vários exemplos no exterior que deram certo, como o Rio Sena, em Paris, o Tâmisa, na Inglaterra, e o Danúbio, que atravessa vários países europeus.

Carvalho enfatiza o retrato mais recente deste cenário, que pode ser visto na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. A Hudson Yards, uma região que recentemente foi revitalizada e recuperada junto ao Rio Hudson, está atraindo milhares de pessoas e movimentando a economia local.

“Você tem exemplos de áreas depreciadas, elas foram revitalizadas, como Nova York, que tem o Rio Hudson, com a Hudson Yards, um mega empreendimento imobiliário em cima de uma estação ferroviária… Quer dizer, uma região muito depreciada ganhou vida e para todos os visitantes que estão indo ultimamente para NY é parada obrigatória essa área, que fica na beira do rio”, explica.

Para ele, é totalmente possível a transformação de uma cidade em volta de seus rios.

*Com informações do repórter Daniel Lian