Jovem Pan
Publicidade

RJ prepara plano de contingência para possível chegada de óleo ao litoral

Óleo no litoral do Nordeste tem sido limpo por voluntários, equipes do Ministério do Meio Ambiente e das Forças Armadas, além de secretarias estaduais e municipais

A mancha de óleo que, há mais de dois meses, vem atingindo praias do Nordeste brasileiro e já chegou ao litoral do Espírito Santo virou motivo de preocupação no Estado do Rio de Janeiro. O alerta foi dado justamente na última quinta-feira (7), quando fragmentos de óleo foram encontrados em praias capixabas.

Publicidade
Publicidade

Um plano de emergência de contingência foi elaborado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e há interações com municípios litorâneos da região. Esse plano é divido em três fases: vigilância, monitoramento e resposta.

A fase da vigilância é um trabalho rotineiro, de análise de areias e qualidades das águas do litoral fluminense. Já a fase de monitoramento prevê a utilização de patrulhamento náutico e aéreo para analisar a possibilidade de aproximação das manchas e fragmentos de óleo.

A terceira e última etapa é a de resposta. Caso o óleo chegue efetivamente às costas, medidas já foram tratadas para evitar a difusão do material.

Recentemente, em entrevista à Jovem Pan, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que todo o esforço está sendo feito pelo Governo para evitar a vinda do óleo para o Sudeste.

O Governo do Rio de Janeiro também criou um comitê de monitoramento para atuar em parceira com cidades costeiras que eventualmente possam ser atingidas.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga

Publicidade
Publicidade