Sabesp formaliza contrato para assumir água e esgoto de Guarulhos

  • Por Jovem Pan
  • 24/09/2019 08h05 - Atualizado em 24/09/2019 10h13
Valter Campanato/ABruas estações de tratamento serão preparadas para receber o esgoto de Guarulhos; atualmente apenas 12% da coleta do município é tratada

A Sabesp assumiu o tratamento de esgoto na cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Desde janeiro a companhia já era a responsável por abastecer a água da cidade – a segunda mais populosa do Estado.

O governador João Doria anunciou o investimento de R$ 1,7 bilhão numa concessão de 40 anos. “Seria impossível despoluir o rio Tietê se nós não estivéssemos iniciando agora o programa de saneamento na cidade de Guarulhos. Seria uma tarefa inviável em qualquer circunstância”, afirmou Doria.

Duas estações de tratamento serão preparadas para receber o esgoto de Guarulhos. Atualmente, sem a Sabesp, apenas 12% da coleta do município é tratada.

“Governos passados criaram essa dívida enorme, porque a Sabesp entregava água no atacado. O serviço municipal distribuía, cobrava dos consumidores e não nos pagava”, explica o presidente da Companhia.

O Governo de São Paulo também criou o Comitê de Gestão Ambiental – presidido pelo professor José Goldemberg e integrantes da sociedade civil – para atender 73 municípios com R$ 38 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, para projetos de recuperação de rios e praias.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos