Sabesp formaliza contrato para assumir água e esgoto de Guarulhos
A Sabesp assumiu o tratamento de esgoto na cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Desde janeiro a companhia já era a responsável por abastecer a água da cidade – a segunda mais populosa do Estado.
O governador João Doria anunciou o investimento de R$ 1,7 bilhão numa concessão de 40 anos. “Seria impossível despoluir o rio Tietê se nós não estivéssemos iniciando agora o programa de saneamento na cidade de Guarulhos. Seria uma tarefa inviável em qualquer circunstância”, afirmou Doria.
Duas estações de tratamento serão preparadas para receber o esgoto de Guarulhos. Atualmente, sem a Sabesp, apenas 12% da coleta do município é tratada.
“Governos passados criaram essa dívida enorme, porque a Sabesp entregava água no atacado. O serviço municipal distribuía, cobrava dos consumidores e não nos pagava”, explica o presidente da Companhia.
O Governo de São Paulo também criou o Comitê de Gestão Ambiental – presidido pelo professor José Goldemberg e integrantes da sociedade civil – para atender 73 municípios com R$ 38 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, para projetos de recuperação de rios e praias.
*Com informações do repórter Marcelo Mattos
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.