Sonia Guajajara fala em ‘oportunismo’ de candidato que se declara indígena: ‘Se reconheceu depois dos 40’

  • Por Jovem Pan
  • 18/09/2018 10h25 - Atualizado em 18/09/2018 10h38
Derek Flores/Jovem Pan Sônia Guajajara fala em microfone da Jovem Pan "Se você não sabe qual é sua raiz, não tem como constatar que é indígena", disse a candidata

Vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), que concorre à Presidência, o general Hamilton Mourão declarou no registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral que é indígena, “por não ser branco, nem pardo” e reforçou ser filho de índios.

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, a vice de Guilherme Boulos, e primeira indígena a concorrer em uma chapa presidencial, Sonia Guajajara, concordou que no Brasil há muita gente com sangue indígena, mas diferenciou do “pertencimento”.

É país originariamente indígena, mas pertencimento é diferente, para poder se autodeclarar indígena, a própria convenção garante, mas tem que dizer qual seu povo, de onde você veio. Se você não sabe qual é sua raiz, não tem como constatar que é indígena (…) Momento de muito oportunismo. Muita gente querendo dizer que é indígena, mas que se reconheceu depois dos 40”, afirmou.

Confira a entrevista completa com a vice na chapa de Guilherme Boulos à Presidência, Sonia Guajajara:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.