Tentativa de furto leva a vazamento de 24 mil litros de emulsão asfáltica e atinge o Rio Negro

  • Por Jovem Pan
  • 01/04/2019 06h27
Reprodução O caso aconteceu no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus, e foi confirmado por fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas

O Rio Negro, afluente do rio Amazonas, ficou negro mesmo, só que de óleo. Aproximadamente 24 mil litros caíram no rio depois que uma carreta que transportava a emulsão asfáltica vazou após uma tentativa de furto.

O caso aconteceu no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus, e foi confirmado por fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas. De acordo com o órgão, eram quatro carretas com tanques abastecidos que estavam estacionadas na entrada do porto de São Raimundo. Os veículos armazenavam a substância que seria transportada até o município de Santarém, no Pará.

Durante a tentativa de furto de combustível em uma das carretas o material escorreu pela avenida e entrou em bueiro, caindo no rio e tomando boa parte da margem do porto. Uma espessa camada de óleo ficou retida entre as embarcações atracadas na orla do porto. A vegetação localizada a beira do rio também ficou coberta pelo combustível.

Após ser contido o vazamento, uma equipe de emergência espalhou areia sobre o asfalto. Uma barreira de contenção deverá ser montada para impedir que o óleo se espalhe pelo Rio Negro.

A empresa transportadora deve ser notificada e deve pagar uma multa pelo dano ambiental causado. Além disso, eles podem ter a atividade suspensa e perder a licença de transporte do material.

*Informações do repórter Victor Moraes

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.