Jovem Pan
Publicidade

Trump anuncia novas tarifas para China e derruba petróleo

STX01. Washington (United States), 22/02/2019.- US President Donald J. Trump responds to a question from the news media during a meeting in the Oval Office of the White House in Washington, DC, USA, 22 January 2019. The US and China are aiming to ease the current trade war and the tit for tat tariffs that are unnerving the global economy. (Estados Unidos) EFE/EPA/SHAWN THEW

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu, nesta quinta-feira (1), impor tarifas adicionais sobre US$ 300 bilhões em importações chinesas. A medida entrará em vigor a partir do dia 1º de setembro e vai atingir bens de consumo populares como celulares, brinquedos e calçados. Por serem tipicamente importados da China, a taxação dificulta a redução de custos ou a transferência da produção para outro país.

Publicidade
Publicidade

No Twitter, o presidente afirmou que a tarifa será inicialmente fixada em 10% e culpou a China por não seguir com o acordo estabelecido para compra de produtos agrícolas norte-americanos. Ele também criticou o presidente Chinês, Xi Jinping, por não interromper a venda do medicamento Fentanyl aos Estados Unidos.

O anúncio da taxação atingiu duramente os mercados financeiros. Os preços do petróleo caíram mais de 7%, a maior queda diária desde fevereiro de 2016. Além disso, os índices acionários do país reduziram ganhos e o Dow Jones passou a operar em território negativo.

Estados Unidos e China vivem, desde o ano passado, uma guerra comercial marcada por tarifas nas importações.  Negociações para tentar amenizar a tensão entre os países prosseguem com poucos sinais de progresso.

*Com informações da repórter Larissa Coelho

Publicidade
Publicidade