Jovem Pan
Publicidade

Trump critica ação da China na pandemia e ameaça romper laços com Pequim

Donald Trump é o atual presidente dos Estados Unidos

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou romper laços com a China como forma de retaliação à resposta do país à Covid-19. Ele disse que economizaria 500 bilhões de dólares se cortasse relações com os chineses – o valor representa uma estimativa de quanto os Estados Unidos gastam anualmente com importações da China, de acordo com o presidente.

Publicidade
Publicidade

Em entrevista ao canal de tv Fox Business, Trump disse que tem uma relação muito boa com o presidente da China, Xi Jinping, mas não quer falar com ele agora.

A troca de acusações sobre a origem da pandemia entre os dois países fica cada vez mais acirrada. Nesta semana, o FBI e o Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos emitiram um alerta dizendo que hackers ligados ao governo chinês estariam tentando acessar dados de instituições que fazem pesquisas sobre a covid-19. A China nega as acusações.

Na quinta-feira (14), Trump ainda criticou a Organização Mundial do Comércio: o presidente falou que a OMC é horrível. Também na quinta-feira, a Câmara dos Deputados fez uma audiência para analisar a resposta do governo norte-americano à pandemia.

Rick Bright, ex-diretor de uma agência responsável por desenvolver medicamentos, prestou depoimento, e fez acusações sérias contra o governo. Bright diz que foi afastado do cargo porque teria se recusado a promover a hidroxicloroquina como medicamento eficaz contra covid-19, mesmo sem evidências científicas suficientes para isso.

Ele disse que se o governo norte-americano não mudar de postura e criar uma estratégia melhor para lidar com a pandemia, os Estados Unidos podem ter o inverno mais sombrio de toda a história moderna.  Isso considerando um cenário em que o país precise lidar, ao mesmo tempo, com os casos de gripe, comuns na época, e a covid-19.

Bright também falou que o governo ignorou alertas sobre a falta de equipamentos de proteção para profissionais de saúde, e não criou ainda uma estratégia de distribuição para quando a vacina contra covid-19 estiver disponível. Pelo Twitter, Trump disse que Rick Bright é um funcionário descontente, e que os dois não se conhecem.

Os Estados Unidos já registraram mais de um 1,4 milhão casos de covid-19, e mais de 85 mil pessoas já morreram por causa da doença. A pandemia também causa impactos no setor econômico: só na última semana, 2.980.000 de pessoas deram entrada no seguro-desemprego no país. Desde o meio de março, mais de 36 milhões de pessoas já pediram o benefício.

*Com informações da repórter Mariana Janjácomo

Publicidade
Publicidade